Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop Programação e Produção de Exposições| 10, 11 e 18 de Setembro

 

A Exposição LOVE WAR, foi resultado de um trabalho elaborado por alunos do Workshop Programação e Produção de Exposições.
Deixamos o link do albúm no Facebook para consulta desta exposição aqui
Os melhores projectos apresentados durante este workshop são expostos na Galeria da Restart.

PÚBLICO ALVO
Estudantes de artes, cultura e comunicação, artistas, produtores, agentes culturais.

OBJECTIVOS
Enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais e das exposições em particular, a função do curador/comissário. Serão abordadas as diferentes dinâmicas e passos a desenvolver para a elaboração de uma exposição em diferentes modelos institucionais – galeria privada; espaço institucional; museu; espaço sem fins lucrativos; espaço público.

CONTEÚDOS

Sendo teórico-prático o workshop tem uma ênfase prática de 80%. Os alunos tomarão contacto com questões conceptuais da elaboração e proposta de exposições para diferentes espaços bem como alguma componente de produção (pedidos de apoio e parcerias, i.e.). Os alunos serão divididos em grupos de 3 elementos e cada grupo proporá, sob a coordenação do formador, uma exposição para o espaço da RESTART, incluindo espaços menos convencionais como o bar e a rua. Na semana depois do workshop, as propostas serão submetidas a júri (formador, director da escola, 2 formadores da escola – a nomear pelo director –, e um curador externo convidado). A proposta vencedora será produzida, com os recursos da RESTART e em data a definir pelo júri, pela equipa que propôs a exposição.

 

HORÁRIO
10h às 13h e das 14h às 19h

HORAS
24h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 10)

ADMISSÃO
Conhecimentos mínimos e sensibilidade/ apetência por arte e, em particular, por Artes Visuais. Entrega de CV.


PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 170 €

| comunidade restart: 20% desconto
| dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
| parceiros restart: 10% desconto

(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até uma semana antes do início

 

FORMADOR | Luísa Santos

Doutoranda em Curadoria de Arte Contemporânea e Mudança Social (Viadrina School of Governance, Berlim) desenvolve, actualmente, projectos de escrita critica na L+Arte, Arte Capital e UP magazine e curadoria com a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Round the Corner / Teatro da Trindade e The Mews, em Londres. Lecciona “Curadoria de Exposições” no Mestrado de Design e Cultura Visual no IADE, Lisboa. Comissariou as exposições (selecção): Of This Tale... com Robert Kusmirowski, Patrícia Esquivias, Ilya e Emília Kabakov, Alexander Singh (RCA, Londres), On-Off Poltergeist do colectivo Chelpa Ferro (Mezkalito Gallery, Londres); Biennalle Cuvée (OK-Centrum, Linz, Áustria).Curadora convidada para Linz Capital Europeia da Cultura 2009.Mestre em Curating Contemporary Art, Royal College of Art, Londres. Prémio Curadoria Deutsche Bank - Deutsche Börse Residency Program no Frankfurter Kunstverein, Frankfurt.